A Fonia Aeronáutica e os Hábitos
- Otavio Fontoura
- 12 de mar.
- 5 min de leitura
Como os seus hábitos podem ajudar a dominar a fonia aeronáutica?

O mito de Sísifo
Zeus condenou Sísifo a um castigo eterno no Tártaro, a região mais profunda do submundo. Lá, ele foi forçado a empurrar uma enorme pedra até o topo de uma colina, apenas para vê-la rolar de volta para a base sempre que estava prestes a alcançar o cume.
O que Sísifo tem a ver com Você
Uma das propriedades mais interessantes do cérebro humano é a tendência à inércia, ou seja, tendência a fazer as coisas de uma mesma maneira.
Em geral, as pessoas não gostam de rotinas e por isso não costumam dar muita atenção a elas. Suas rotinas são definidas aleatoriamente, sem escolhas conscientes.
Por serem definidas de forma inconsciente, nem sempre suas rotinas são executadas de forma favorável e vantajosa. Milhares de ações são executadas diariamente de forma contrária aos interesses de quem as executa.
Segundo o Dicionario Online em português, hábito é um comportamento que uma pessoa aprende e repete frequentemente, sem pensar como deve executá-lo.
O cérebro age assim por economia de energia.
Embora seu peso represente somente 2% do peso do corpo de uma pessoa, nosso cérebro consome 20% do oxigênio e 25% da glicose de todo o corpo (Clark & Sokoloff, 1999).
Querendo ou não, é assim que nosso corpo funciona. “Não podemos mudar a direcão do vento, mas podemos mudar a posição das velas”. Da mesma forma, podemos tirar proveito desta característica de nosso cérebro.
William James, médico, filósofo e um dos fundadores da psicologia moderna, ficou impressionado com a complexidade dos hábitos adquiridos e com sua resistência à extinção.
Veja um exemplo
“Houdin, um mágico com o mesmo nome do famoso Houdini, primeiramente praticou a arte do malabarismo com bolas no ar; e tendo, depois de um mês de prática, se tornado um mestre absoluto na arte de manter quatro bolas no ar ao mesmo tempo, colocava um livro a sua frente e, enquanto as bolas estavam no ar, era capaz de ler sem hesitação. Isso, diz ele (Houdin) “pode parecer extraordinário, mas mesmo após 30 anos, e mesmo mal tendo praticado durante esse período, ainda conseguirei ler com facilidade mantendo três bolas no ar.”
Hábitos e Vontade
Os fatores que mais diferenciam o ser humano dos outros animais são: a Inteligência e a Vontade. Embora seja forte em inteligência, o ser humano é fraco em vontade.
William James definia a Vontade como a combinação de atenção (focar a consciência) e esforço (superar inibições, preguiça ou distrações). Não é possível realizar os atos da vontade de forma desatenta.
Lamentavelmente, o cérebro humano não dispõe de um mecanismo interno capaz de mantê-lo focado por muito tempo.
Fortalecendo a Vontade.
Nem sempre é fácil fazer o que se quer. William James sugeriu que um modo simples de desenvolver a vontade é fazer algo inútil todos os dias.
“Seja sistematicamente heróico em pequenas coisas desnecessárias, faça algo todos os dias só pela dificuldade, de modo que, quando a hora da terrível necessidade chegar, você não esteja abatido e destreinado para suportar o teste […].
O Homem que se acostumou com hábitos de concentração da atenção, de energia da volição e de abnegação em coisas desnecessárias permanecerá firme como uma torre quando tudo balançar a seu redor, e quando seus semelhantes mortais, mais delicados, forem carregados como restos pela corrente.”
O ato em si é insignificante, o mais importante é ser capaz de fazê-lo, apesar da ação não ter significância.
No livro “Personalidade e Crescimento Pessoal”, James Fadiman e Robert Frager sugerem um interessante exercício. Pegue uma pequena caixa de fósforos, clipes, percevejos ou balas. Coloque a caixa em uma mesa à sua frente. Abra a caixa. Retire de dentro dela objeto por objeto. Depois feche a caixa. Abra-a novamente. Coloque os objetos de volta na caixa, um por um. Feche a caixa. Repita esse ciclo por cinco minutos.
Anote os sentimentos provocados por esse exercício. Dê especial atenção aos motivos que lhe ocorreram para não completar a tarefa. Se você repetisse esse exercício por vários dias, possivelmente descobriria inúmeros motivos para desistir.
Embora inicialmente a tarefa lhe parecesse difícil, conclui-la seria gradualmente mais fácil. Você também adquiriria um sentimento de força pessoal e autocontrole.
Os motivos que você pode inventar para não fazer esse exercício representam uma lista parcial dos elementos de sua personalidade que inibem sua vontade. Você dispõe apenas de sua vontade para se opor a estes tantos (e excelentes) motivos. Não existe “um bom motivo” para continuar o exercício, além de sua decisão de fazê-lo.
O exercício da “Tarefa Inútil” revela outro aspecto dos problemas associados ao treinamento da vontade, que é a tendência natural da mente a divagar. Se o indivíduo não desenvolver a capacidade de aprender, o conteúdo do ensinamento é de pouca importância.
Enquanto a rotina do aprender não estiver estabelecida, a sugestão é utilizar um mecanismo externo que lhe dê controle sobre as ações de nosso cotidiano que executamos sem perceber.
Use o AeroPhrases, a melhor ferramenta para ajudar você a desenvolver o domínio da fonia aeronáutica.
Com o AeroPhrases, você:
Você acelera seu aprendizado da fonia aeronáutica,
Você encurta os prazos para sua preparação,
Você economiza e aproveia melhor suas horas em simuladores e em voos,
Você aumenta sua autoconfiança,
Você melhora a segurança de seus voos,
Você não depende de outra pessoa para desenvolver sua fonia - você pode praticar sozinho, no seu ritmo, a qualquer hora, em qualquer lugar,
Você tem acesso através de seu celular, tablet ou computador,
Você treina por até um ano por um preço menor do que três horas de voo.
Os recursos
Treino auditivo - permite desenvolver sua habilidade para compreender a fonia, muitas vezes sobrecarregada de ruidos.
Treino fonético - permite desenvolver sua fonética de forma padronizada para se fazer entender, facilitando a escuta e compreensão de outras pessoas.
Feedback imediato - você pode conferir de imediato seus acertos e erros.
Acompanhamento - você pode registrar seu desempenho para ver sua evolução através do seu historico ou gráfico.
Níveis de dificuldade - Quer você seja iniciante ou veterano, você vai encontrar meios de melhorar e manter sua habilidade dentro dos padrões.
Cenários e procedimentos - Diversos cenários e procedimentos tornam mais dinâmico o seu aprendizado.
Os benefícios
Aceleração de aprendizado
Redução de tempo para o domínio da fonia
Redução de custos para adquirir habilidade auditiva e fonética
Melhora na sua comunicação
Aumento de sua autoconfiança
Melhora na segurança de seus voos
Melhora aproveitamento do investimento em horas de simuladores e horas de voo.
Flexibilidade de agenda, pois você pode praticar em seus horários livres.
Flexibilidade de localização. Desde que você tenha acesso a sinal de dados, você pode praticar em qualquer lugar.
Quanto custa
Você pode treinar por até um ano pagando menos do que três horas de voo.
Por que é diferente de aprender sem o aplicativo
Para desenvolver fonia básica sem o AeroPhrases, pilotos consomem de alguns meses a um ano.
Sem o AeroPhrases, você consome:
Tempo para procurar arquivos de áudio ou vídeo para desenvolver sua habilidade auditiva,
Tempo e dinheiro para praticar com alguém em simuladores.
Tempo e dinheiro extra em simuladores por falta de habilidade com a fonia.
Tempo e dinheiro extra em horas de voo por dificuldades com a fonia.
Em caso de dificuldades com a fonia, seu instrutor é obrigado a assumir a fonia e você não pode computar as correspondentes horas de voo.
Tempo em deslocamentos até os lugares de treino.
Fonia avançada sem o AeroPhrases pode consumir vários anos.
Pilotos que desejam operar em outras regiões ou aeroportos mais complexos enfrentarão alguns dos obstáculos já mencionados.
Além disso, você pode dominar a fonia aeronáutica em tempo recorde, e começar a desfrutar da carreira que você tanto deseja e dos rendimentos que ela pode proporcionar.



Comentários